BREAKING NEWS
latest

728x90

BannerFans.com

468x60

header-ad

E nós? Comportas da Barragem Mãe D'Água foram abertas para beneficiar o Rio Grande do Norte

Mesmo com sua capacidade de armazenamento de água reduzida, a Barragem de Mãe D´água teve suas comportas abertas recentemente para beneficiar 04 municípios do vizinho estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas.

A Barragem Mãe D’ Água tem capacidade de 567.999.137metros cúbicos de água, mas está com apenas 9,9% de sua capacidade 56.456.494 metros cúbicos de água.

A Barragem de Coremas o maior do estado da Paraíba que tem a capacidade de 591.646.222 de metros cúbicos de água, está com apenas 2,6% 15.636.454 metros cúbicos de água.

A abertura das comportas da Barragem Mãe D’ Água teve a autorização da Agência Nacional das Águas (ANA), através do empenho do governo do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria Estadual de meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte.

O estado da Paraíba que está numa das maiores crises hídricas de sua história,continua exportando água para o Rio Grande do Norte mesmo o estado vizinho tendo muito mais água acumulada em seus reservatórios, que se comprova ao analisarmos a quantidade de água acumulada na principal barragem daquele estado a Barragem Engenheiro Armando R. Gonçalves que tem capacidade de 2.400.000.000,00 e sozinha acumula mais de bilhão de metros cúbicos acima dos dois maiores reservatórios paraibanos, está hoje com 17,98% do seu volume 431.503.067,00,ou seja mesmo na crise hídrica a Barragem de Açu está quase com a capacidade máxima dos dois maiores reservatórios da Paraíba em separado.

A previsão de abertura das comportas da Barragem Mãe D'Água estava prevista para o fim de 2016, caso fosse necessária.

Precisamos com urgência de novas barragens para o sertão paraibano e em especial pra Micro Região 89, mas nos falta também representatividade na Câmara Federal, infelizmente não temos um deputado federal de nossa região, que conheça nossos problemas e que lute junto ao governo federal pela melhoria de infraestrutura hídrica na nossa região.
Precisamos com urgência nos unirmos e indicarmos um nome da região que possa verdadeiramente nos representar.

Domício Filho
« PREV
NEXT »

Nenhum comentário