BREAKING NEWS
latest

728x90

BannerFans.com

468x60

header-ad

São Bento-PB Terá Museu com um dos Maiores Acervos Cultural do Nordeste

          Prédio onde funcionará o Museu da História de São Bento

                       Historiador Gildemar de Freitas Ramalho

A Cidade de São Bento terá em breve um museu da sua história e da história do sertão paraibano, e acervo que ficará disponível para a população será uma das maiores do Nordeste, graças ao trabalho do Historiador Gildimar de Freitas Ramalho.
O museu da “História de São Bento” será bem no centro da cidade, na Rua Tertuliano de Brito em frente ao antigo bar do gordo, local de fácil localização e bastante conhecido da população.
O prédio onde se localizará o museu foi conseguido pela Prefeitura de São Bento através do Prefeito Gemilton Souza, que se empenhou para trazer mais essa ação para os são-bentenses e toda região, “desde que nos feito o pedido pelo Gildimar, tínhamos a intenção de arranjar um lugar adequado para as exposições da história do meu povo, e após os pedidos feitos no Programa São Bento Verdade, enfim encontramos o melhor local, teremos nosso museu” disse o Prefeito Gemilton Souza.
Gemilton Souza ainda disse uma frase que simboliza todo seu apoio a cultura local, “São Bento tem cultura e valoriza sua história”.
Já o historiador Gildemar de Freitas disse estar muito feliz “estou muito feliz, graças a Deus o prefeito arranjou um lugar que fica mesmo no centro da cidade, o prédio é grande e na principal avenida da cidade, vão fazer a limpeza e botar pra funcionar no período do Arraiá Balançando a Rede”. O “Arraiá Balançando a Rede” é uma das principais festas culturais de São Bento que atrai turistas de toda região, também é período que muitos filhos de São Bento vêm visitar seus familiares.
Gildemar de Freitas Ramalho é para mim um “Guardião do Passado”, estive certo dia em sua residência, e vi seu empenho e seu amor pela arte sacra, escultural pinturas, peças antigas, e vi que em São Bento, tem um dos maiores patrimônios de história do Nordeste, fiquei encantado, pois sem história, não existiria o passado, presente e muito menos futuro, e qual o povo que não gosta de ter suas histórias guardadas e a disposição para se deleitar, e São Bento tem história de um povo de luta, garra, um povo vencedor.
Em sua casa, Gildimar de Freitas Ramalho tem em torno de 1.500 peças históricas de vários lugares do Brasil, principalmente do sertão, desde o século 18 até o século 21.
O acervo de Gildemar conta com Oratórios, Imagens Sacras, Bíblia do século 18, 286 Máquinas Fotográficas, Rádios Antigos, Vitrolas ou Radiolas,Máquinas de Costura,Aparelhos Telefônicos,Televisores,Louças Antigas, Bules de Barro, Cédulas Antigas, Fotos Antigas,Livros, Cadeiras,Discos Antigos e muitas outras peças que fazem dele um grande relicário humano.
Confiram Imagens do Acervo:



















  Domício Filho-Panorama Notícias. Net
« PREV
NEXT »

Nenhum comentário